sábado, 25 de janeiro de 2014

Ciclistas de Uberlândia fazem pedalada solidária

Grupo se reuniu no Hemocentro Regional para doar 
sangue e medula óssea

Fotos: Marcelo Calfat
Turma se encontrou para ajudar ao próximo



A manhã de sábado (25) foi diferente para um grupo de ciclistas de Uberlândia. A turma, que geralmente se encontra em trilhas ou percursos junto à natureza, trocou a pedalada na mata para uma ação social. Eles se encontraram no Hemocentro Regional de Uberlândia para doarem sangue e se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para o geógrafo e turismólogo Otavio Calfat, idealizador da ação solidária, a pedalada foi uma forma de estimular as doações. “Conseguimos aproveitar uma atividade que a gente gosta e já faz semanalmente, que é o ciclismo, para ajudar o próximo e conscientizar ainda mais pessoas da importância da doação de sangue e de medula”, afirmou.

A esposa de Calfat, Kelly de Alcântara Calfat, já fez o transplante de medula há três anos, por conta de uma doença genética. Agora a irmã gêmea, Karen Alcântara Pitarello, está passando pela mesma situação.

“Vivenciamos essas duas situações na família e sabemos que não é fácil. Felizmente deu tudo certo com a Kelly e está dando certo também com a Karen, que está em Curitiba para fazer o transplante”, disse o administrador de empresas Douglas Pitarello, marido de Karen.




A chance de um doador de medula não familiar ser compatível com outra pessoa é de uma em 100 mil. Por isso, o empresário Tarcísio Morais se prontificou em ajudar e participou da pedalada. “Embora a probabilidade de ser compatível é pequena, podemos ampliá-la se aumentarmos o número de cadastrados no Redome. Acho importante ações como esta e fiz questão de fazer parte”, disse.

Hemocentro

Para Ludmila Abraão, coordenadora do setor de captação de doadores do Hemocentro, a unidade está sempre disponível para grupos que queiram fazer ações semelhantes. “Basta entrar em contato conosco para prepararmos a equipe. Essas doações em turma são importantes para abastecer ainda mais nossos estoques”, disse.

Mensalmente, a unidade recebe aproximadamente 2,1 mil doações. Existem 142,6 mil doadores cadastrados para doação de sangue e 20,1 mil para medula.

O sucesso da pedalada deste sábado foi tão grande que o grupo já pensa em novos encontros no Hemocentro. Quem tiver interesse em fazer doações pode entrar em contato com o setor de captação, pelo telefone 34 3088-9200.

Veja as fotos do evento!

Abaixo, assista a um vídeo filmado por um dos ciclistas da equipe.




Outras informações
MC Comunicação
Jornalista: Marcelo Calfat - 34 9154-8932 | 34 9663-6988

0 comentários:

Postar um comentário