domingo, 6 de outubro de 2013

Muay thai: a verdadeira arte tailandesa em Uberlândia!

Foto: Divulgação
Professor Bruno Marotta ensina o Muay Thai tradicional para cerca de 300 alunos


Quem quer comer comida japonesa não vai à procura de sushis e sashimis em um restaurante francês. Certo? Já quem quer aprender judô, certamente vai procurar um mestre originário do Japão.

As analogias são apenas para ilustrar o que as pessoas normalmente buscam quando querem algo “genuíno”. E que tenha referência oficial. Algo em que podem confiar que estão comprando o que se apresenta como verdadeiro. 

A arte do Muay Thai – “boxe tailandês”, na tradução ao pé-da-letra – é hoje disseminada no mundo inteiro. Assim como várias outras artes marciais. O problema é como isso é feito. 

O conceito foi criado há mais de dois mil anos, sendo considerado hoje como a mais poderosa luta do mundo, combinando golpes de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés.

Só que levar o tradicionalismo para os alunos não é apenas ensinar golpes, chutes e socos. É pesquisar afundo o assunto e literalmente fazer uma imersão na cultura da Tailândia. Há dois anos o professor Bruno Marotta, da academia Garden Fight, de Uberlândia, faz intercâmbios ao sudeste asiático para aprender a verdadeira arte do Muay Thai. 

“Trabalhamos com a essência da luta, desde a sua criação. Seguimos toda a tradição tailandesa nas aulas, graduações, nomenclaturas e rituais. Assim como no uso de objetos sagrados, formatação dos treinos e golpes corretos. Isso é importante, pois o aluno tem a certeza de que está aprendendo à risca este tipo de luta, que é considerado como o esporte nacional tailandês”, disse. 
Foto: Divulgação
Uberlandense recebe graduação de grão-mestres na Tailândia


Representante de entidades tailandesas na América Latina, o professor conta com a participação da embaixada da Tailândia em todos os eventos de graduação. "Isso garante o tradicionalismo da luta. Os esportistas só têm a ganhar com isso", afirmou.

Mas qual a importância disso? “Seguir os padrões e as tradições direciona o ensinamento da verdadeira arte marcial. Buscamos conhecimento na origem, na terra da arte marcial tailandesa. E levamos isso aos alunos. Com seriedade e direcionamentos corretos”, disse.

As aulas de Muay Thai tradicional são dadas diariamente na academia Garden Fight, em Uberlândia. Em Uberlândia, Bruno Marotta é professor de mais de 300 alunos de idades variadas. 

Outras informações
MC Comunicação
Jornalista: Marcelo Calfat - 34 9154-8932 | 34 9663-6988

0 comentários:

Postar um comentário